Peixes agonizam com baixo volume de água no Rio Cricaré, em Nova Venécia

0
147

O Deputado Freitas constatou com muita tristeza, na sexta-feira (09/10), a luta dos peixes pela sobrevivência com o baixo volume de água do Rio Cricaré, em Nova Venécia. Acompanhado do prefeito Lubiana Barrigueira, Freitas viu de perto o trabalho de uma equipe da Prefeitura e de voluntários no trecho do rio nas imediações da cachoeira, atrás do Casarão.

A Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Defesa Civil Municipal, coordenou o ‘salvamento’ de peixes aglomerados no local em busca de oxigênio em meio à grande quantidade de balcedos. No local, a água é contaminada por esgotos lançados sem tratamento por diversas residências, e está parada por conta da pouca vazão do Rio Cricaré.
Com o uso de tarrafas e pulsares de pesca, voluntários faziam o recolhimento de peixes, transferindo-os para a parte alta do rio, antes da cachoeira, onde ainda é registrado um fluxo de água capaz de manter as condições de vida dos peixes de diversas espécies.
Freitas registrou em fotos e vídeos a situação e disse que destacará o problema na Comissão de Agricultura e no plenário da Assembleia Legislativa na próxima terça-feira, visando buscar apoio para a crise hídrica que afeta o Norte do Espírito Santo. 

(Ascom Freitas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui