Esgoto das 1.004 casas dos vilages do Litorâneo é despejado no Rio Cricaré

1
139
ALÉM DO GRAVE PROBLEMA AMBIENTAL EM TEMPOS DE CRISE HÍDRICA, SISTEMA DE ESGOTO CAUSA MAU CHEIRO E RECLAMAÇÕES DE MORADORES DO BAIRRO JAMBEIRO

Em situação de emergência por conta da crise hídrica e a salinização das águas do Rio Cricaré no ponto de captação do Saae, o Município de São Mateus está diante de um grave problema de falta de conscientização ambiental.


Trata-se do sistema de esgotamento sanitário das 1.004 casas populares entregues recentemente no Bairro Litorâneo. O esgoto é despejado sem tratamento no Rio Cricaré, de onde é captada água para ser tratada e distribuída aos moradores de São Mateus e de Conceição da Barra.


E mais: os moradores do bairro vizinho Jambeiro sofrem, há quase um mês, com o despejo de esgoto nas ruas do bairro. O mau cheiro e os insetos têm incomodado a comunidade, por conta da rede precária. 

Líderes comunitários afirmam que o Diretor do Saae já visitou o local há cerca de vinte dias, com a promessa de que enviaria técnicos para providenciar a solução do problema, o que ainda não ocorreu. “São 1.004 casas no loteamento do Minha Casa, Minha vida, mas não tem 450 famílias morando. Imagina se tivessem todas ocupadas?” – questionam.

Moradores constataram que no Bairro Litorâneo, próximo ao loteamento, o sistema de esgotamento sanitário está fora de nível, o que faz com que os dejetos fiquem acumulados nas manilhas, gerando um criadouro de mosquitos. 
Os moradores do Jambeiro fizeram um abaixo-assinado pedindo providências sobre o despejo.


(Com informações de Século Diário)

1 COMENTÁRIO

  1. Meu Deus, o homem é mesmo o culpado de todas essas mazelas. Esses esgotos in natura sendo lançado no rio Cricaré, vai matar o rio, logo transformará num Tiete. O que adianta entregar casas e não fazer o básico? Pobre de nós, na desses homens, o ministério publico deveria cobrar uma ação contar isso, antes de entregar essas casas tinham que ter feito uma ETE. Isso só acontece nesse Brasil, politicamente incorreto. O rio vai morrendo aos poucos, isso é comprovadamente um crime ambiental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui