Incompetência de Prefeitura e Saae deixa Promotor indignado

0
139

DESRESPEITADO PELO PREFEITO AMADEU EM NOTA RECOMENDATÓRIA, MINISTÉRIO PÚBLICO VAI IMPETRAR AÇÃO CIVIL DE OBRIGAÇÃO DE FAZER PARA QUE SEJAM PERFURADOS POÇOS.
“HÁ 90 DIAS A POPULAÇÃO TEM SOFRIDO COM O PROBLEMA DA ÁGUA E, CASO OS POÇOS TIVESSEM SIDO PERFURADOS ANTES, ESTE SOFRIMENTO JÁ PODERIA TER ACABADO”, DISSE O PROMOTOR PAULO ROBSON, INDIGNADO

O promotor Paulo Robson da Silva disse que preparará uma Ação Civil de Obrigação de Fazer para cumprimento por parte do Município de todos os itens contidos na nota recomendatória da audiência pública que tratou da qualidade de água e da saúde dos consumidores realizada dia 29 de outubro, no Sesc.

Capa do jornal Tribuna do Cricaré: promotor Paulo Robson ficou abismado com “a tubulação enferrujada”.

Adiantou ainda que a medida, com multa, será não apenas contra a Prefeitura, mas também direcionada à pessoa física do prefeito Amadeu Boroto.

Titular da 2ª Promotoria de Justiça Cível de São Mateus, o promotor fez visita de inspeção ontem à tarde no local de perfuração do primeiro poço artesiano na Avenida Cricaré e mostrou indignação “com a lentidão”, conforme frisou, dos trabalhos.

Entre as recomendações apresentadas pelo Ministério Público, resultantes da audiência, estão a abertura de poços artesianos para o abastecimento em tempos de crise hídrica, mudança de captação de água bruta no Rio Cricaré, distribuição emergencial e gratuita de água em carros-pipa, mapeamento hidrológico e hidrogeológico das sub-bacias do Município de São Mateus, adoção ou restabelecimento de políticas públicas de educação ambiental, desvinculação da cobrança casada de tarifas de água e esgoto, entre outras. Posteriormente, o promotor Paulo Robson recomendou a suspensão ou redução da cobrança da tarifa de água pelo Saae.

NENHUM POÇO PERFURADO
Ao inspecionar ontem as obras, o promotor ficou ciente que o primeiro poço só ficará pronto provavelmente domingo e que o Saae não iniciou as obras das tubulações que encaminharão a água para a estação de captação da autarquia.

Ele afirmou que há 90 dias a população tem sofrido com o problema da água e, caso os poços tivessem sido perfurados antes, este sofrimento já poderia ter acabado.

 

Matéria do jornal Tribuna do Cricaré desta quinta-feira (3/12): situação quanto ao abastecimento emergencial de água do Saae e da Prefeitura “está péssima”.

TUBULAÇÃO ENFERRUJADA
Paulo Robson esteve também na estação de captação de água bruta do Saae, afirmou que a situação está péssima e ficou abismado “com a tubulação enferrujada”. Antes de sair, o promotor ainda conversou com moradores e esteve na Biquinha.

Ele ainda ontem teria uma conversa no Ministério Público Estadual com o responsável pela empresa Viabrás, contratada pela Prefeitura para a perfuração de 10 poços, Elias Correia Maciel, que também esteve durante a inspeção.

NÃO ATENDE À IMPRENSA
A Tribuna do Cricaré destaca que do prefeito Amadeu Boroto foi por telefone, sem sucesso. Mensagem foi encaminhada à secretária de Comunicação Sandra Pacheco, mas a reportagem do jornal não obteve resposta até o fechamento desta página.

(Fonte: Tribuna do Cricaré)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui