E, AGORA, DELCIMAR? – Daniel manda embora 1º secretário nomeado no mandato e que teria traído o grupo político que presidia nas Eleições 2020; entenda os fatos

0
53

O prefeito Daniel Santana, o Daniel da Açaí (sem partido), mandou embora o primeiro secretário nomeado por ele para o mandato 2021-2024.

Conselheiro político de Chefe do Executivo, Delcimar Gonçalves de Oliveira foi exonerado do cargo de Secretário Municipal de Planejamento, Captação de Recursos e Desenvolvimento e também do cargo de Secretário Municipal de Governo, funções que exercia desde que Ana Alice Oliveira Sousa Santos deixou a pasta para comandar a Procuradoria-Geral do Município. Daniel também exonerou Edna Araújo Rios Milanez do cargo de subsecretária municipal de Planejamento, Captação de Recursos e Desenvolvimento.

Delcimar, até então, era considerado um dos secretários de confiança do prefeito Daniel e tido como um dos seus mais influentes conselheiros, sendo o principal deles para assuntos políticos.

Nos bastidores da política de São Mateus, no entanto, Delcimar Gonçalves de Oliveira carrega a pecha de “traidor”. Isso porque ele teria traído o grupo político que comandava quando era presidente do antigo PSL, atual União Brasil.

A sigla teve candidatura própria a prefeito nas Eleições de 2020 (Laurinho Barbosa), formando com o DEM (atual União Brasil) – do produtor rural Duzinho Rodrigues – vice-prefeito, o PTC e o PSC a coligação Unidos pela Reconstrução de São Mateus. Laurinho foi o quinto colocado entre os 10 postulantes ao cargo, com 1.801 votos (3,14%).

ENTENDA AS SUSPEITAS

Na ocasião, conforme avaliação do jornalista e radialista André Oliveira, “o mau desempenho nas urnas pode ser explicado por diversos fatores, incluindo ter o nome colocado de última hora, descolamento da chapa de candidatos(as) a vereador(a) e erros na estrutura/estratégia de campanha, com gastos de R$ 30 mil”.

No entanto, tamanha foi a surpresa ao se constatar o nome de Delcimar Gonçalves de Oliveira como o primeiro nome do primeiro escalão do prefeito reeleito Daniel da Açaí (então no PSDB). Na ocasião, a repercussão nas redes sociais foi bastante negativa.

A nomeação repercutiu nas redes sociais, inclusive com afirmações de que a chapa do PSL teria sido “laranja”, ou não teria contado com o devido engajamento do presidente do partido. “O candidato dele era laranja (…)”, afirmou Eliane Taufner. “Ele (Delcimar) conquistou essa nomeação, afinal o PSL trabalhou de cabo eleitoral para o prefeito. Está aí o resultado: tiraram de Carlinhos os votos que lhe dariam a vitória, só não viu quem é cego. A nomeação? O bem se paga com o bem!”, afirmou Joelson de Oliveira, em comentário no Facebook.

O internauta Carlinhos Azevedo também mostrou descontentamento: “Política, a arte de fazer acordo: pouca vergonha”. Também pelas redes sociais, Mário José Alves da Encarnação se manifestou: “Política e políticos, aos poucos, vão perdendo a credibilidade”. Na mesma linha, Faier Faierbg comentou: “Jogo de cartas marcadas, simples assim”.

“JÁ ESTAVA ARTICULADO”

“Provavelmente essa articulação já estava, antecipadamente, acordada. Provavelmente, isso já estava articulado. Essa é que é a impressão que deixa, né?”, afirmou o professor Marcelo Suzart em entrevista ao Eita! Podcast na sexta-feira (10/12).

Ex-candidato a deputado estadual pelo então PSL (atual União Brasil) em 2018, Suzart respondeu a questionamento do apresentador Déo Santana a respeito do modelo de “fisiologismo” que teria sido observado em nível nacional da sigla, que estaria sido observado em alguns estados e municípios, como São Mateus. À época, Delcimar foi um dos coordenadores da campanha de Marcelo Suzart, que pediu votos para Jair Bolsonaro no norte capixaba.

Na mesma entrevista, Déo Santana lembrou que “o PSL [atual União Brasil] havia disputado a eleição para prefeito com o candidato Laurinho Barbosa”, com programa de governo alternativo e crítico ao do primeiro mandato de Daniel, e, posteriormente, o presidente do partido, Delcimar Gonçalves de Oliveira, passou a compor o segundo mandato do prefeito reeleito.

Na entrevista, Marcelo Suzart confirmou que o fato motivou o seu pedido de desfiliação do então PSL em São Mateus.

O OUTRO LADO

CENSURA ZERO e o BLOG DO ANDRÉ OLIVEIRA tentaram contato com o secretário exonerado Delcimar Gonçalves de Oliveira, mas não obteve êxito.

O espaço permanece à disposição para possíveis manifestações sobre os assuntos abordados nesta reportagem.

VEJA TAMBÉM:

FUTURO DE SÃO MATEUS – Secretário Delcimar e as lorotas da gestão Daniel; contra fatos não há argumentos; veja vídeo

SECRETARIADO – Após acusação de ser ‘laranja’ , PSL explica aliança com prefeito Daniel: ‘Temos que pensar no melhor para São Mateus’

Presidente do PSL é a novidade no novo secretariado de Daniel; prefeito nomeia também titulares de Desenvolvimento e de Educação Profissional e Trabalho

ESTELIONATO ELEITORAL?! – Líder bolsonarista vê ‘pré-acordo’ de Delcimar com Daniel nas Eleições 2020, mesmo com chapa própria em São Mateus; veja os detalhes

R$ 100 MILHÕES – Em nome de Daniel, Delcimar faz cobrança dura a Paulo Fundão sobre projeto do “cheque em branco”; presidente da Câmara é atacado por criminosos do gabinete do ódio que ele mesmo ajuda a manter

ANÁLISE DAS ELEIÇÕES 2020 EM SÃO MATEUS – Laurinho Barbosa (PSL): Baixo desempenho com falta de liderança e estrutura inadequada de campanha

ELEIÇÕES 2020 – Duzinho é escolhido vice de Laurinho Barbosa em aliança de PSL, DEM, PSC e PTC em São Mateus

ELEIÇÕES 2020 – Delcimar destaca que PSL está pronto para a disputa eleitoral em São Mateus

BLOG DO ANDRÉ OLIVEIRA – INFORMAÇÃO COM CREDIBILIDADE! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui