Em qualquer situação de desconforto, na qual você sente que não agiu bem ou não repreendeu de modo correto aquele que dava mostras de que estava se desviando, entre em oração e conte tudo ao Senhor. Após o clamor, espere, pois, no mesmo momento ou um tempo mais tarde, Ele o guiará na Palavra. Ao ter a direção divina, aja conforme foi orientado. É melhor ficar vermelho por meia hora do que amarelo a vida toda.
Jamais se culpe pelo pecado do próximo, a menos que você tenha sido o causador de tal atitude errada. Porém, se você evitou um prejuízo maior, agradeça a Deus por tê-lo poupado e guardado de uma queda que o faria sofrer bastante. Cada um será salgado com fogo (Mc 9.49), por isso você foi levado ao deserto para ser tentado pelo diabo. No entanto, como não caiu, alegre-se por ter passado na prova.
É melhor ser ridicularizado do que bancar o herói e se envolver com o maligno, pois o diabo está por trás de toda e qualquer tentação, nunca o Senhor (Tg 1.13). Caso tenha caído, confesse a Deus e se acerte com Ele. No entanto, se somente foi tentado, ainda que você tenha sido o estopim da situação, o fato de não ter cedido prova que Deus esteve do seu lado e o guardou. Então, celebre, pois a mão divina continuará sobre sua vida.
A orientação em qualquer caso de fraqueza é orar pedindo misericórdia e, por certo, o Senhor o atenderá prontamente. Portanto, não deixe seu coração continuar debilitado, inventando uma porção de histórias e levando-o a culpar quem quer que seja. Ao contrário, lute para se fortificar e fazer o que Deus lhe tem apontado. A Bíblia diz que Jesus foi tentado em tudo, porém não atendeu a nenhuma oferta do maligno (Hb 4.15).
Quem erra tem a obrigação de confessar seu ato a Deus e, depois, devolver multiplicado, contando a verdade a quem foi passado para trás. Agindo assim, livrará sua alma do enganador, o qual o fez cair em seus laços, usando algum ardil com a sua autorização. Mais do que uma boa atitude, libertar-se do opressor é um dever que quem se envolveu em algum erro precisa cumprir para o próprio bem.
Se suas estruturas estiverem perturbadas, você poderá desenvolver comportamentos ou doenças que jamais gostaria de ter; por isso, peça ao Senhor que o sare e siga Suas instruções. Ainda que tudo se mostre difícil, não perca o ânimo, pois, assim como a debilidade faz surgir males, a firmeza na obra que Deus realizou em você há de livrá-lo do inimigo.
(Autoria: Missionário R.R. Soares – Publicado originalmente no site Ongrace.com)