Eleições 2020: saiba como o Instagram pode ajudar na pré-campanha

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Os partidos acionam suas assessorias no sentido de garantir que as pré-campanhas eleitorais tenham sucesso e contribuam efetivamente para a eleição de quadros.

E no quesito marketing digital e redes sociais, um dos grandes trunfos é utilizar de forma correta o Instagram na pré-campanha. Uma das plataformas de mídia social mais populares em todas as idades, locais e marcas, o Instagram dispõe de uma imensa base de usuários e taxas de engajamento por postagem mais altas do que qualquer outra plataforma social.

Para quem é pré-candidato, é impossível ignorar a força que o Instagram pode fazer para ajudar a conquistar o cargo desejado.

Como o momento é de pré-candidatura, especialistas ressaltam a importância de tornar essa etapa de preparação para as eleições mais eficaz, a começar pelo conhecimento e proximidade com seu público-alvo, e como vai trabalhar seu conteúdo nas redes sociais.

Se você é pré-candidato, mas continua com o perfil comum, você tem quem se posicionar. Um perfil comercial, por exemplo, permite ter algumas funções diferentes de um perfil comum. Nele, o pré-candidato pode colocar informações mais detalhadas, como inserir um link do Facebook, do site, telefone, endereço, além de ter acesso a dados que servirão para definir suas estratégias.

Especialistas destacam que é importante ter estratégia no Instagram e o conteúdo tem que estar diretamente ligado ao comportamento de seus seguidores.

Tudo isso por um motivo simples: é preciso falar com eles, na linguagem deles, na hora que eles estiverem disponíveis. É importante que o conteúdo seja coerente. Por exemplo, você defende a causa animal, mas em seu perfil não tem nenhuma foto com animal? Produza posts que realmente informe isso.

INTERAÇÃO COM OS SEGUIDORES

Na campanha política bem-sucedida é preciso entender que você deve tratar bem as pessoas que consegue envolver. O público quer responder e ser respondido, colocar sua opinião, concordar e discordar dos conteúdos.

Especialistas em marketing digital dão dicas sobre o uso do Instagram e destacam a importância de usar os stories, que é focado na interação e dispõe de ferramentas como enquetes, perguntas, testes, entre outras.

O pré-candidato pode criar vários destaques de temas variados, como saúde, esporte, lazer e outros. Essa organização ajudará muito. Deve ser usado o IGTV do Instagram, mas é importante se debruçar um tempo para saber o que colocar nesse espaço. Lá o pré-candidato pode dar opinião, fazer uma crítica. O importante é usá-lo de forma inteligente.

NÃO COMPRE SEGUIDORES

Helen alertou sobre o risco de comprar seguidores. Segundo ela, o crescimento de seu perfil deve ser real, as pessoas têm que querer segui-lo por conta própria, por seu conteúdo ser relevante.

Não se aconselha comprar seguidores, porque se corre o risco de reunir seguidores que não têm nada a ver com público que se pretende. É preciso manter o público bem-recepcionado. Se alguém cumprimentar ou fazer uma pergunta, deve receber atenção. O pré-candidato deve incentivar seus seguidores a compartilharem seu conteúdo.

Especialistas afirmam que conversar com os seguidores é uma importante maneira de gerar engajamento. Quanto mais comentários aparecerem nas publicações, mais o Instagram entregará seu conteúdo. Use a ferramenta localização. Se você está em um lugar, marque o local, isso traz proximidade.

Sobre hastags, a recomendação é utilizar aquelas com menos frequência no Instagram, de preferência em uso abaixo de mil vezes. Quem as usa, realmente, quer consumir aquele conteúdo.

ATENÇÃO ÀS REGRAS ELEITORAIS

Em período da pré-campanha, usar o Instagram (assim como outras redes sociais) exige do pré-candidato muita atenção. Isso porque existem regras específicas, como não fazer pedido explícito de votos.

O futuro candidato deve focar em se apresentar como pré-candidato, como também fazer exaltação de suas qualidades e divulgar suas propostas.

EQUIPE BLOG DO ANDRÉ OLIVEIRA | COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA REPUBLICANA DE COMUNICAÇÃO

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