ARTIGO – Os segredos do planejamento para o sucesso da sua empresa 

0
167

POR VITOR MACAFERRI DEL SANTO*

Todos os empreendedores dizem que é preciso ter planejamento. O fim e o começo do ano são os períodos em que, normalmente, as empresas traçam estratégias. Mas como planejar algo num cenário tão instável? É preciso tentar prever diferentes cenários, desde o mais otimista até o mais pessimista? Uma dica é fazer planejamentos mais curtos (para um semestre, trimestre ou bimestre). O que mais tem sido difícil para os empresários nesse quesito? É preciso estar muito bem informado para saber como se programar melhor?

Planejamento é fundamental para o sucesso de todo empreendedor. No ambiente desafiador e incerto em que vivemos, é preciso ter alta capacidade de adaptação, agilidade e atenção máxima aos detalhes.

O plano de ação, como é conhecido o planejamento anual na área do empreendedorismo, deve ser levado a sério. As metas e os bônus dos executivos devem ser apurados conforme atingimento do plano e, segundo o cronograma da empresa, o plano de ação deve ser finalizado num determinado período, com uma reunião entre CEO, executivos e sócios.

Sempre busco um planejamento conservador-otimista. Há um conflito saudável: o interesse dos sócios de ter os melhores resultados possíveis, defendendo um plano de ação bastante desafiador. Paralelo a isso, não podemos fazer algo impossível de ser alcançado, que desmotive os executivos e impossibilite o alcance das metas e da participação sobre lucros e resultados (PLR). As empresas devem ser meritocráticas, inovadoras e com alta capacidade de adaptação às adversidades impostas.

Como medida para enfrentar o cenário pandêmico, é importante adotar uma revisão mais frequente do planejamento. Essa revisão – chamada de tendência – pode ser feita a cada dois meses, por exemplo. A tendência é a atualização do plano de ação com base no que foi vivido pela empresa, sempre mantendo o pactuado entre sócios e executivos.

É preciso estar atento aos detalhes a todo instante, seguindo o plano estratégico. É no detalhe que se ganha ou se perde o jogo.

*VITOR MACAFERRI DEL SANTO é CEO na Lumy Incorporadora, focada em empreendimentos imobiliários de baixo custo e bom padrão de qualidade, com design biofílico – lumy@nbpress.com.  

BLOG DO ANDRÉ OLIVEIRA | INFORMAÇÃO COM CREDIBILIDADE!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui