ES decreta situação de emergência por causa do Zika vírus

0
139
SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE JÁ HAVIA RECEBIDO A NOTIFICAÇÃO DE TRÊS BEBÊS NASCIDOS COM MICROCEFALIA E OITO GRÁVIDAS COM BEBÊS COM A DOENÇA ATÉ TERÇA-FEIRA. ESPÍRITO SANTO JÁ REGISTROU MAIS DE 35 MIL CASOS DE DENGUE ESTE ANO


Diante da situação anormal pelo aumento da presença do mosquito Aedes aegypti, o Governo do Espírito Santo decretou neste sábado (5) situação de emergência na Saúde.

Isso porque o Estado registrou, entre o dia 4 de janeiro e 28 de novembro deste ano, 35.388 casos de dengue. Já em relação ao Zika vírus, foi registrado até a última terça-feira (1) 185 casos suspeitos da doença, sendo que cinco desses foram confirmados laboratorialmente

O Zika vírus também causa grande preocupação por estar relacionado ao aumento de casos de microcefalia registrados em bebês. No Espírito Santo, até a última terça-feira, a Secretaria Estadual de Saúde recebeu notificação de três bebês nascidos com microcefalia, 10 grávidas com doença exantemática (manchas vermelhas na pele) e oito gestantes com bebês com microcefalia. Os casos estão sendo investigados.



OFÍCIOS
Além do decreto, foi encaminhado ofício ao Ministério da Saúde solicitando inclusão de repelente na Relação Nacional de Medicamentos (Rename) e fornecimento imediato de 50 mil unidades.

Também foi solicitado, por meio de ofício, o fornecimento de insumos e equipamentos para a realização de exames no laboratório Central da Sesa. O Governo solicitou ao Ministério da Saúde inseticidas para ações emergenciais e apoio do Exército para combate ao Aedes aegypti.


(Fonte: Folha Vitória)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui